A Primeira-ministra islandêsa Johanna Sigurdardottir casou-se com sua parceira a escritora Jonina Leosdottir no domingo 27/6, tornando-se a primeira líder nacional do mundo com um cônjuge do mesmo sexo.
Elas se casaram no dia em que a nova lei entrou em vigor em um culto na igreja, que foi também o dia internacional dos direitos homossexuais. A nova lei define o casamento como uma união entre dois adultos, independentemente do sexo e foi aprovado pelo parlamento no início deste mês.
Sigurdardottir enviou uma mensagem de seu gabinete dizendo que a nova lei foi motivo de comemoração para todos os islandeses e acrescentando: “Eu estou aproveitando hoje a nova legislação”.
A Igreja Luterana Estado tem sido dividida sobre a questão do casamento homossexual, pois nem todo o congresso da igreja apoiou a nova legislação. No entanto o bispo da Islândia pediu aos ministros da freguesia de cumprir a lei.
Ms Sigurdardottir, que tem filhos de um casamento heterossexual anterior, é a única primeira-ministra abertamente gay.
Mas a sua sexualidade nunca foi um problema em seu país, por ter uma história de tolerância a Islândia, comparada com os outros estados nórdicos é um país liberal.
Leia mais em Inglês:
http://www.msnbc.msn.com
artigos relacionados

A Nova bandeira LGBTQ +
maio 25, 2019
Video de casamento
outubro 28, 2015
Casal de mulheres foram presas no Havaí
maio 25, 2015
Angelina Jolie faz campanha na Africa
março 26, 2013
Hillary Clinton apoia os direitos de igualdade LGBT
março 18, 2013
Grupo de Feministas FEMEN fazem protestos
agosto 02, 2012