Anistia Internacional avaliou como ‘inaceitável’ que Marco Feliciano permaneça no cargo.
Nota pública sobre a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados
“A Anistia Internacional vem a público expressar sua preocupação com a permanência do Deputado Marco Feliciano na Presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, mesmo após enorme mobilização de diferentes setores da sociedade brasileira, especialmente daqueles ligados às lutas pelos direitos de populações tradicionalmente vítimas de intolerância e violência, solicitando a sua substituição.
A Comissão de Direitos Humanos é uma instância fundamental para a efetivação das garantias de cidadania estabelecidas na Constituição. É essencial que seus integrantes sejam pessoas comprometidas com os direitos humanos e possuam trajetórias públicas reconhecidas pelo compromisso com a luta contra discriminações e violações que continuam a fazer parte do cotidiano da sociedade brasileira.
As posições claramente discriminatórias em relação à população negra, LGBT e mulheres, expressas em diferentes ocasiões pelo deputado Marco Feliciano, o tornam uma escolha inaceitável para a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Proteção de Minorias. É grave que tenha sido alçado ao posto a despeito de intensa mobilização da sociedade em repúdio a seu nome.
A Anistia Internacional espera que os(as) parlamentares brasileiros(as) reconheçam o grave equívoco cometido com a indicação do Deputado Feliciano e tomem imediatamente as medidas necessárias à sua substituição. Direitos fundamentais não devem ser objeto de barganha política ou sacrificados em acordos partidários.”
Visite o site: www.anistia.org.br
artigos relacionados

Protesto de mulheres no Rio em São Paulo
outubro 31, 2015
Debates: Discutindo a Homofobia
outubro 17, 2013
Comissão de Direitos Humanos para Tod@s
março 25, 2013
Manifesto em Copacabana
março 17, 2013
Direitos Humanos já!
março 14, 2013
Rio Festival Gay de Cinema 2012
junho 27, 2012
STJ reconhece casamento civil entre pessoas do mesmo sexo
outubro 25, 2011Lançamento do livro Viagem Solitária
outubro 14, 2011